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Vamos começar explicando o que é dropshipping. Dropshipping é um sistema em que a empresa que faz a venda do produto atua como intermediária entre o consumidor e o fornecedor. A loja recebe o pedido, gerencia o pagamento, faz todo o atendimento e envia a solicitação para o fornecedor, que é o responsável pela preparação e entrega dos itens.
Essa é uma solução principalmente para pequenas empresas, que não teriam capital nem espaço para manter um estoque próprio. Neste sistema você não precisará lidar com as etapas de separação, embalagem e envio do produto. Apesar da Amazon hoje não dar suporte ao dropshipping existem empresas que podem atuar no marketplace vendendo produtos sem estoque realizando a intermediação direta com o fabricante.
O dropshipping apresenta diversas vantagens para quem está dando os primeiros passos como empreendedor na internet. Uma das principais delas é o fato de que você não terá a necessidade de investir em uma grande quantidade de produtos para o seu inventário.
Ao delegar a responsabilidade do estoque e envio para uma empresa parceira, você pode focar seu investimento em como destacar sua loja virtual e desenvolver o marketing do seu negócio. Por exemplo, o tempo que seria destinado para separação dos itens, pode ser voltado para a criação de uma newsletter ou a produção de posts para redes sociais.
Outro benefício é a logística. Você pode trabalhar com fornecedores distantes de você, em diferentes regiões, países e até continentes, e que facilitam a entrega para seus consumidores. Além disso, sem a necessidade de ter seu estoque, é possível oferecer uma variedade maior de produtos.
Esse modelo também facilita a escalabilidade do seu negócio. Se você tem tido um bom desempenho e percebe que é hora de expandir as vendas, não terá que lidar com os custos de estoque e logística, basta aumentar seu pedido ou contratar novos fornecedores.
Antes de implementar o dropshipping é preciso planejar. Ou seja, crie seu modelo de negócios, estude como fazer a gestão financeira de sua loja virtual e defina qual será o seu nicho de mercado. A partir disso, é hora de procurar quais são os melhores fornecedores para cada produto e analisar os valores cobrados por eles.